quinta-feira, 21 de julho de 2011

Significados e Equivocidades

(1Filosofia Clínica)

Há muitas trocas de e-mails e mensagens na Internet.


Vamos supor que você é um professor de filosofia clínica, gaúcho e recebe de uma colega, especialista em Filosofia Clínica, um e-mail com o seguinte enunciado:
"Um engenheiro gaúcho teve a feliz ideia de mandar fazer desenhos no muro de uma ponte em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Toda a população, principalmente a masculina, adora a sombra que o muro projeta. Já virou ponto turístico da cidade que os gaúchos vão visitar em romaria. Não se cansam de admirar a obra que vai ser tombada como patrimônio municipal."
Você entenderia isso como brincadeira, piada de gosto duvidoso, equivocidade ou outra coisa?


Resposta - A natureza da interseção entre as pessoas envolvidas deve ser pesquisada, além de outros fatores que podem ser importantes. Estes fatores vão dos dados de semiose ao significado e passam por diversas variáveis. Exemplo: a pessoa que enviou costuma enviar este tipo de e-mail? Pode ter sido um engano? A pessoa pretende lhe passar algum comentário via Vice Conceito? Qual o nível cultural e social desta pessoa? Esta pessoa, por Recíproca de Inversão, conhece o que e de que forma será tal e-mail recebido? Há termos equívocos. Enfim, estamos diante de uma série de elementos que pedem verificação antes de atendermos como entender tal mensagem.

Nenhum comentário: