segunda-feira, 24 de março de 2014

CONTRA O DISCURSO AUTORITÁRIO

CONTRA O DISCURSO AUTORITÁRIO
Recentemente acompanhei a perseguição de uma ONG a uma professora pela adoção de determinadas obras como bibliografia para seu curso, No entendimento da ONG tratava-se de literatura de esquerda, prejudicial aos alunos. O argumento era de que o uso em sala de aula de textos de Milton Nascimento e Chico Buarque dentre outros, serviam para a doutrinação ideológica.
O caso não é isolado. Certo tipo de opinião conservadora tem crescido à custa de uma fragilização do pensamento e falta de bom senso das pessoas. Não é difícil ouvir nas rádios e TVs exemplos de discursos autoritários durante os noticiários. Também não é difícil encontrar blogueiros e colunistas fazendo um jornalismo que prega a manutenção de valores morais sem dizer que valores são esses e sem saber defendê-los.
Os discursos vazios a que me refiro lançam mão de uma defesa incontestável da liberdade. Como se a liberdade fosse um valor tal que nada mais é precioso. O exercício da liberdade de forma absoluta gera uma desigualdade desnecessária. Se cada um faz o que bem entende, as pessoas se distanciam e é inevitável que os projetos individuais passem a se sobrepor, gerando conflitos. Esse pensamento não pode ter espaço em um ambiente de convívio mútuo. O resultado é o crescimento de práticas autoritárias legitimadas por um discurso de liberdade e justamente por isso essas práticas quase não são combatidas. O discurso autoritário é construído com argumentos simplistas. Trata-se, portanto, de uma situação delicada que merece um pouco mais de atenção.As pessoas estão perdendo de vista a realidade processual das coisas e requisitam soluções imediatistas para tudo, como encontram nos manuais, nos filmes e nas novelas, Já o pensamento filosófico, muitas vezes, revela a miséria humana e evidencia a dificuldade de mudança. Autores são esquecidos ou poucos visitados  porque mostram o que  não se  quer ver. Em uma realidade como essa, os discursos românticos ganham força e o próprio liberalismo vai sendo banalizado e passa a ser entendido apenas como uma prática da liberdade. Sua banalização esconde uma miséria ainda maior e fragiliza o entendimento dos homens que passam a defender bandeiras que não entendem de fato. Assim, o pensamento liberal vai se transformando em uma grande  desculpa para concretizar um modo de ser autoritário, a partir do qual, em prol da liberdade, tudo se pode fazer.
Texto de Rafael de Paula Aguiar Araújo*

------------------------------------------------------------------------------------------------------------* Rafael de Paula Aguiar Araújo é Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC- SP)
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
CONTINUA...

Nenhum comentário: