sábado, 3 de outubro de 2009

O CONHECIMENTO



Conhecimento é uma relação que se estabelece entre o sujeito pensante e o objeto pensado.Consistindo na apropriação intelectual de um conjunto de dados empíricos ou ideais, com a finalidade de dominá-los e utilizá-los para entendimento e elucidação da realidade, onde o sujeito apreende um objeto e torna-o presente aos sentidos ou à inteligência.MAS DE ONDE VEM O CONHECIMENTO?Para responder a essa questão, existem duas teorias:
1- O Racionalismo--> propõe que a origem do conhecimento se encontra na RAZÃO , tido como único e exclusivo instrumento capaz de conhecer verdades universais. (filósofo René Descartes (1596-1650), autor da frase "Penso, logo existo")
2-O Empirismo -----> fundamenta o conhecimento na experiência, supervalorizando os sentidos, que desencadeiam e determinam o ato de conhecer; para os empiristas a mente humana é uma folha de papel em branco preenchida exclusivamente com os dados providos da experiência sensível (visão, audição, tato, olfato, paladar). Entre os empiristas estão: Francis Bacon (1561-1926) autor do Método Indutivo Experimental; e John Lock (1632-1704).Dentro da possibilidade do conhecimento encontramos duas correntes de diferentes concepções:
Ceticismo ....> é a doutrina segundo a qual o espírito humano nada pode conhecer com certeza; o conhecimento verdadeiro, certo e definitivo sobre algo pode ser constantemente buscado, no entanto, jamais será atingido. O Ceticismo nega a possibilidade do conhecimento e o acesso a qualquer tipo de certeza. Um dos principais representantes dessa postura é Geórgias (483-375 a.c) filósofo grego que dizia: “Nada existe, se alguma coisa existe é incognoscível, e caso pudesse ser conhecida, seria incomunicável aos outros.
Dogmatismo....>(do Grego Dogmatikós – “que se funda em princípios” –) é a doutrina segundo a qual o homem pode atingir a certeza, tem a possibilidade de conhecer a verdade. Mas dentro dela possui duas variantes básicas: o dogmatismo ingênuo (consiste em acreditar plenamente nas possibilidades do nosso conhecimento, onde vemos o mundo tal qual ele é); e o dogmatismo crítico (acredita na nossa capacidade de conhecer a verdade mediante um esforço conjugado dos sentidos e da inteligência, através de um trabalho metódico, racional e científico).

Nenhum comentário: