sábado, 3 de outubro de 2009

Dicionário de Filosofia



Autores · Contacto · Plátano

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Z
NavegaçãoInício Introdução Como usar e citar 10.º ano 11.º ano Disciplinas Termos estrangeiros Símbolos lógicos Cronologia Erros comuns Leituras
Direito de cópia
Todos os conteúdos deste site podem ser gratuitamente usados e copiados, desde que nenhum uso comercial seja feito dos mesmos. Os autores mantêm todos os seus direitos de propriedade intelectual.

Bem-vindo!
Esta é a versão online e gratuita da segunda edição do Dicionário Escolar de Filosofia, publicada em Setembro de 2009 na Plátano Editora (Lisboa).
Inclui-se neste site todos os conteúdos da versão impressa da primeira edição do DEF, assim como os novos conteúdos seguintes da segunda edição: ateísmo, acto de fala, beleza, bem, carácter, contradição pragmática, democracia deliberativa, democracia representativa, epifenómeno, escolástica, eugenia, Foucault, Michel, Gödel, Kurt, identidade pessoal, intencionalidade, logicismo, materialismo histórico, nada, Searle, John, senciência, universalizabilidade. Inclui-se ainda um artigo inédito sobre o consequencialismo.
Esta segunda edição foi totalmente revista e muitíssimo aumentada. Por um lado, mantém as suas características de dicionário escolar, no sentido em que se mantém a preocupação com a clareza e o uso de uma linguagem acessível, além dos índices didácticos e da cobertura exaustiva dos conceitos centrais do programa de filosofia do ensino secundário. Por outro lado, justifica-se ir mais longe, abandonando-se a ideia minimalista subjacente à edição anterior, de modo a que a presente edição satisfaça um público ainda mais alargado. Por isso se duplicou o número de entradas, se aprofundaram muitas das que já existiam e quase todas foram revistas e actualizadas, corrigindo-se alguns aspectos menos felizes. Daí que a equipa de autores tenha também crescido.
Este é um dicionário escolar por ter sobretudo em conta os estudantes do ensino secundário português (alunos entre 15 e 16 anos). Não apenas pela linguagem acessível e directa, mas também pela selecção de conteúdos, este dicionário serve os adolescentes que estudam filosofia pela primeira vez.
Com mais de 700 entradas, o DEF inclui inovadores índices temáticos que ajudam os estudantes a encontrar a informação de que precisam. Inclui também um apêndice de símbolos lógicos, claramente apresentados e explicados, e uma cronologia que abrange os principais acontecimentos filosóficos e culturais de 600 a.C. até ao ano 2000.
O DEF foi elaborado sob a direcção de
Aires Almeida, que é também responsável pelas pequenas entradas não assinadas. Esta versão online é da responsabilidade de Desidério Murcho, que é também co-autor. Os restantes co-autores do DEF são Álvaro Nunes, António Paulo Costa, Artur Polónio, Célia Teixeira, Faustino Vaz, Luís Rodrigues, Miguel Amen, Pedro Galvão, Pedro Santos e Vítor Guerreiro.
Esperamos que este trabalho seja útil para estudantes, professores e público em geral. Todas as sugestões e críticas são bem-vindas:

Nenhum comentário: