terça-feira, 27 de agosto de 2013

ROTEIRO DE PESQUISA EM FILOSOFIA MEDIEVAL


HISTÓRIA DA FILOSOFIA MEDIEVAL II – 1/2013
ORIENTAÇÕES GERAIS:
       I.     Este estudo dirigido vale 05,0 (CINCO) pontos.
     II.     Leia, primeiramente, o texto escolhido para essa atividade (Alessandro Ghisalberti – As raízes medievais do pensamento moderno).
    III.     Em seguida leia as questões do estudo dirigido.
   IV.     Busque, em primeiro ligar, entender o que está sendo perguntado.
     V.     Responda ao estudo de forma sintética e sabendo o que está sendo escrito e dito. O objetivo dessa atividade pedagógica é exercitar a reflexão. Nesse ínterim, estabeleça conexões de cunho lógico dentro do texto de suas respostas.
   VI.     Reveja tudo o que escreveu e veja se tem sentido.
  VII.     As questões respondidas que não tiverem nada a ver com o que foi perguntado (receita de bolo, poemas, frases sem nexo, piadas, historinhas, problemas de concatenação de idéias, etc.) farão com que você perca todos os pontos referentes à questão respondida do estudo dirigido.
VIII.     O presente estudo dirigido refere-se somente ao texto escolhido e disponibilizado na pasta de filosofia medieval II. A matéria da prova, portanto, será relativa somente a esse texto.
   IX.     O estudo dirigido pode ser feito em grupos de até 06 pessoas. O prazo de entrega final do estudo dirigido II é dia 30 de julho de 2013.

QUESTÕES:
1.      Com base na parte 01 do texto, explicite o significado pejorativo que o termo Idade Média (Idade das Trevas) foi impregnado, estabelecendo se existe uma conexão exata desse termo com o período estudado. Nesse sentido, estabeleça uma conexão da Idade Média com o período da Filosofia Moderna e com os dias atuais.
Questão 01:
R.: O termo foi usado de forma a salientar que na Idade Média a razão permaneceu inoperante e não teria sido usada. Contudo, a visão pejorativa em relação á Idade Média não condiz com o que realmente ocorreu no período histórico. O período que compreende os séculos da Idade Média pode ser dividido em pelo menos três momentos: a alta Idade Média, a Idade Média Central e a Baixa Idade Média. A Idade Média desenvolveu vários pontos importantes que, em seu aspecto geral, são vistos como precursores das categorias desenvolvidas durante a Modernidade. Aspectos como a afirmação da transcendência, a imortalidade da alma, a exaltação da natureza humana, as demonstrações acerca da existência de Deus, a consolidação da metafísica com pontos cristãos, o crescimento pelo interesse nos elementos calculatórios, etc.

2.      Com base na parte 02 do texto, estabeleça de que forma Duns Scotus pretende reformular a metafísica aristotélica e qual o alcance dessas proposições para a filosofia do século XIV.
Questão 02:
R.: Partindo de uma visão crítica acerca do modelo aristotélico, Scotus pretende desenvolver uma metafísica teológica cristã que possa desenvolver procedimentos demonstrativos acerca da existência de Deus, do ente finito e infinito, da equivocidade e univocidade do ente. A aplicabilidade dos conceitos de univocidade e equivocidade de Scotus, em sua aplicabilidade tanto a Deus quanto às criaturas, pressupõe uma reviravolta na forma de desenvolver ciência que irá instaurar uma nova forma calculatória, esta prefigurará aspectos dos modelos científicos da modernidade.

3.      Com base na parte 03 do texto, estabeleça de que forma podemos pensar em Guilherme de Ockham como o precursor de um movimento (via moderna) que irá dar primazia ao papel do indivíduo no processo cognitivo humano.
Questão 03:
R.: O século XIV está debaixo de uma grande crítica aos modelos neoplatânicos e aristotélicos. Nesse sentido Ockham desenvolve uma crítica que estabelece que o método científico deve ser organizado de um ponto de vista indutivo, e não dedutivo como queria Aristóteles. Se a indução passa a ser o método da ciência, a experiência passa a ser o principal elemento para que se instaure o método científico. Como a experiência passa a ser o ponto de partida da ciência, o indivíduo passa a ser o material a ser estudado e confrontado pela experiência. Portanto, tendo em vista o modelo científico da indução, a ciência somente pode ser desenvolvida mediante a experiência com o mundo sensível e, nesse sentido, necessita do contado do indivíduo, do ser fenomênico que se apresenta à nossa consciência. Para ele, portanto, o conhecimento somente pode acontecer tendo em vista a experiência com seres individuais, e esse contato será o material que o intelecto irá organizar para a emissão de proposições lógicas, por isso sua opção para o modelo do nominalismo.

4.      Com base na parte 04 do texto, explicite de que forma podemos ver a figura de João Buridano como a de um renovador das ciências e seus métodos, no século XIV, de tal forma que esse movimento se estabelecesse como a base fundante daquilo que os historiadores da filosofia chamam de revolução científica moderna.
Questão 04:
R.: No modelo lógico defendido por Buridano, onde o nominalismo predominava, existe uma necessidade de aplicabilidade de seus critérios no âmbito do discurso científico, metafísico, físico, teológico, poético. Seu método pressupõe a aplicação de um novo método científico diverso da física de Aristóteles, a possibilidade de inversão dos modelos medievais de entendimento do mundo e de sua composição. Esses aspectos serão a base de uma nova metodologia da ciência que será implementada dentro do sistema filosófico da modernidade, aspecto que se aproximam muito do nascimento da ciência empírica, ao modelo do geocentrismo e à ampliação dos instrumentos lingüísticos que podem averiguar as condições de verdade.

5.      Com base na parte 05 do texto, explicite a importância e o formato do aristotelismo na segunda metade do século XV.
Questão 05:
R.: A entrada de Aristóteles trouxe grandes mudanças dentro do sistema medieval. As mudanças ocorrem no âmbito da lógica, da ciência, da física, da metafísica, da política, etc. Um dos maiores impactos foi o contato com o mundo árabe e com a derrocada do sistema platônico como única via filosófica de intersecção entre a fé e a razão. Destarte, o aristotelismo será responsável pelos movimentos de secularização ou laicização que terão início a partir do século XIII e perdurarão até o Renascimento.

6.      Com base na parte 06 do texto, estabeleça o significado da ética ao final da Idade Média e quais seriam os problemas que esse modelo incutiu à ética do Renascimento.
Questão 06:
R.: Com a entrada da tradução da Ética a Nicômaco de Aristóteles, diretamente do grego para o latim, muda-se o enfoque agostiniano que a tradição cristã dava ao problema ético, à busca do bem e à possibilidade de se alcançar a felicidade. O modelo proporcionará uma junção da ética das virtudes de cunho teleológico aristotélico às noções das virtudes cardeais, proporcionando uma ampliação do campo ético e das regras axiomáticas utilizadas no mundo cristão. Essas novas visões ampliam o conceito de liberdade e de felicidade e desembocarão em novas concepções éticas, estéticas, filosóficas e científicas conhecidas debaixo do influxo do Renascimento, as quais ampliarão a visão e a formação antropológica.




Nenhum comentário: