terça-feira, 12 de março de 2013

A energia nuclear quando surgiu, foi aproveitada para testes e armas nucleares. Um horror.
Hoje, apesar do risco de guerra atômica, há um equilíbrio de forças bélicas e a energia nuclear tem proveito na geração de eletricidade. Traz poluição incrivelmente danosa, mas têm muito proveito prático. Poderia ser eliminada? Poderia, mas não sem grandes ônus para muitas nações.
A medicina nuclear combate o cancer e mapeia o corpo humano. Foguetes nucleares já levam sondas a locais inimagináveis. E toda uma nova ética de uso dessa energia vem surgindo.
Quando surgiu a informática, temíamos que nossa vida se tornasse um grande Big Brother. Homens sendo trocados por máquinas, chips implantados nas pessoas, falta de comunicação dentro das famílias.
Hoje vemos a informática distribuindo cultura, facilitando o trabalho mecânico em muitas posições, aumentando o poder de comunicação e acesso ilimitado ao conhecimento. Tem distorções? Tem. Pornografia, roubos eletrônicos, perda de postos de trabalho que antes existiam. Mas têm muitos outros benefícios. Toda uma nova ética de uso dessa tecnologia vem surgindo. As pessoas colaboram e reinvidicam que nova noção do Direito Cibernético seja elaborado.
Se seguirmos esta linha, a clonagem também criará distorções, mas toda uma nova ética de uso dessa tecnologia irá surgir, as distorções deverão ser resolvidas com o tempo e muitos benefícios surgirão.
Porém o Progresso continua a ser um paradoxo- há progresso na Filosofia? E por que há tanta decadência na história da humanidade?  A exemplo das duas grandes guerras mundiais. Não se segue na prática do cotidiano o que se doutrina através dos belos discursos éticos.  Não vivemos em um mundo seguro? Um mundo em que os direitos mais fundamentais têm que ser respeitado?

Nenhum comentário: