segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

DEUS EXISTE?


DEUS EXISTE?

(DESCARTES prova que sim!)



Para Descartes algumas idéias são inatas ou seja já nascemos com elas, outras são geradas por nossa mente e outras são formadas por objetos que estão fora de nós. Assim, Descartes passou a investigar sobre a idéia que tinha de Deus.
A primeira prova da existência de Deus está ligada ao princípio de causalidade. A idéia de Deus supõe um Deus. Se está em mim a idéia Deus e eu não somos a causa desta idéia, então deve existir algo que seja a causa desta idéia, ou seja, Deus. Ora, se há em mim a idéia de Deus e não foi criada por mim, mas foi colocada em meu pensamento a partir de algo externo a mim, então a idéia de Deus tem sua causa no próprio Deus. A causa da idéia de Deus é Deus.
Diz Dscartes:"pelo nome de Deus entendo ma subst^ncia infinita, eterna, imutável,independente, onisciente,onipotente [...]pois ainda que a idéia de substância esteja em mim pelo próprio fato de eu ser uma substância, eu não
teria, contudo, a idéia de uma subst^ncia ifinita, eu que sou um ser finito,se ela não tivesse sido posta em mim por alguma substância que fosse
verdadeiramente infinita" (parágrafo 22 de Rene Descarte- Meditações).Se sou um ser infinito, e há em mim a idéia de um ser infinito, esta idéia só pode ter sido posta em meu pensamento por este ser infinito que é Deus.
Na segunda prova da existência de Deus, Descartes utiliza uma logica semelhante à primeira, mas agora ele se refere à idéia da perfeição e seu contraponto, a imperfeião. Ora, s eu sou um ser imperfeito e há em mim a ideia de um ser perfeito,logo, esta idéia de perfeição só está em meu pensamento porque um ser perfeito a colocou em mim. Este ser perfeito que não sou eu, é Deus.
Se não houvesse em mim a idéia de perfeião, apenas reconheceria a imperfeição, já que sou um ser imperfeito. Diz Descartes: "a idéia que tenho de um ser mais perfeito que o meu deve necessariamente ter sido posto em mim por um ser que de fato seja mais perfeito" (parágrafo 29 do Livro Meditações de Descartes).E mais ainda remetendo-se à idéia de perfeição, Descartes refere-se à questão da existência do ser pensante: "E por isso que quero aqui seguir em frente e considerar se eu mesmo, que tenho essa idéia de Deus, poderia existir, caso não houvesse Deus. E pergunto, de quem eu teria minha existência? Talvez de mim mesma, ou de meus pais, ou então de algumas outras causas menos perfeitas
do que Deus; pois nao se pode imaginar nada mais perfeito, nem mesmo igual a Ele"(parágrafo30). FONTES:Revista Ciências e Vida -Filosofia - Ano IV * -nº41. Edtora Escala.

http://www.youtube.com/watch?v=0_TLzIR2ptM

Nenhum comentário: